18 de fevereiro de 2006

Hacía calor y había moscas. Las flores de las catalpas ensuciaban las baldosas del patio. los hombres con los periódicos, las mujeres con pantallas improvisadas o abanicos, todo el mundo se abanicaba o abanicaba las tortas y sándwiches. La desgraciada de Humberta, lo hacía con una flor, para llamar la atención. Qué aire puede dar, por mucho que se agite, una flor.

Silvina Ocampo (1903-1993), trecho do conto Las fotografías, do livro La Furia, de 1959. Ocampo foi mulher de Adolfo Bioy Casares e conviveu, juntamente com o marido, com Borges. É uma pena que sua literatura seja desconhecida no Brasil. Aliás, é uma pena que conheçamos tão pouco da literatura argentina e que nosso vizinho saiba tão pouco do que se passa em nossas letras.

Um comentário:

Claudio Eugenio Luz disse...

Não apenas da Argentina, aliás praticamente de toda a América Latina e, não somente a literatura. Li Adolfo Bioy Casares, assim como Borges, lá na minha primeira juventude. Carrego até hoje dentro de mim, tigres, labirintos e bibliotecas.A esposa de Casares, desconhecia. Mais uma porta que você abre para mim, meu caro.
.
hábraços
.
claudio